Processo seletivo para professora de educação física

Venha fazer parte do nosso time!

A Empodera está à procura de duas pessoas dinâmicas, organizadas e motivadas para integrar nosso time e trabalhar para o empoderamento e garantia de direitos de meninas e mulheres.

A professora de educação física é a pessoa responsável pelo desenvolvimento direto das atividades dos programas e projetos da Empodera com meninas adolescentes e jovens mulheres, mediando debates, jogos e processos educativos que visam o desenvolvimento de habilidades fundamentais para proporcionar o empoderamento de meninas e jovens mulheres. Desse modo, ela irá planejar e conduzir jogos lúdicos e atividades esportivas ligadas ao futebol no âmbito do projeto Pretas em Campo, com adolescentes e jovens mulheres que residem em locais de vulnerabilidade social na zona oeste do Rio de Janeiro – RJ.  

Pretas em Campo é um projeto esportivo, exclusivo para meninas adolescentes e jovens mulheres de 16 a 21 anos, que tem como foco o enfrentamento ao racismo através de uma metodologia que utiliza o futebol como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a discussão de temas-chave.  

Quem somos

A Empodera –Transformação Social pelo Esporte é uma organização sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro e atuação nacional. Fundada em 2017, desenvolve programas e projetos esportivos, com viés educacional, para meninas adolescentes e mulheres periféricas, e capacita organizações de todo o Brasil na criação de espaços seguros para meninas no esporte. A Empodera é uma organização especializada em gênero e esporte e trabalha em prol do empoderamento de meninas e mulheres, em sua diversidade, utilizando as práticas corporais e esportivas como ferramentas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a discussão de temas-chave para que as atendidas desenvolvam seu pleno potencial e exerçam os seus direitos. 

Vaga exclusiva para mulheres, cis ou trans, negras (que se autodeclaram pretas ou pardas). 

Principais responsabilidades 
IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS 
  • Planejamento e aplicação de oficinas esportivas ligadas ao futebol com meninas adolescentes e jovens mulheres, em comunidades em situação de vulnerabilidade social situadas no município do Rio de Janeiro. As oficinas terão como temas: liderança, direitos, enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, enfrentamento ao racismo e outras formas de opressão, autoestima, protagonismo de mulheres negras no esporte e na sociedade.
  • Apoio na elaboração do Guia de atividades e materiais didáticos do projeto;
  • Elaboração de relatórios narrativos.
PARTICIPAÇÃO EM TREINAMENTOS E OFICINAS 
  • Apoio ao planejamento e desenvolvimento de treinamentos sobre espaços seguros e inclusivos para meninas no esporte, aplicados para profissionais de organizações de esporte para o desenvolvimento;
  • Suporte às participantes durante a realização de oficinas;
  • Participação em treinamentos internos e externos sobre temas relacionados aos programas desenvolvidos pela organização (violência baseada no gênero, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, empoderamento econômico de mulheres, políticas de proteção infantil, relações étinico raciais, dentre outros). 

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 

  • Manter atualizado o registro de frequência das participantes;
  • Coletar, registrar e sistematizar informações e observações realizadas durante a execução das atividades;
  • Aplicar questionários de linha de base, questionários finais e questionários de avaliação com as beneficiárias dos programas da organização.

FORMAÇÃO, EXPERIÊNCIA E HABILIDADES NECESSÁRIAS 

Formação: Nível superior completo em Educação Física com registro no CREF e profundo conhecimento em educação, esporte e juventude. Conhecimento e/ou experiência profissional em temáticas relacionadas à Gênero, Sexualidade, Diversidade e Relações Étnico Raciais, será um diferencial. 

Experiências e habilidades: 

  • Experiência com aplicação de atividades esportivas com adolescentes  (será um diferencial)
  • Conhecimentos técnicos na modalidade de futebol/futsal (será um diferencial)
  • Conhecimentos relacionados às temáticas de Gênero, Diversidade, Sexualidade e Relações Étnicos Raciais
  • Experiência com elaboração e sistematização de atividades esportivas e materiais didáticos 
  • Facilidade para conduzir debates com diversos públicos 
  • Experiência em projetos sociais (altamente desejável) 
  • Experiência e/ou facilidade para a elaboração de relatórios narrativos 

Idiomas 

  •  Inglês e/ou espanhol (desejável) 

Contratação  

  • Modalidade: CLT  
  • Carga horária: 30 horas semanais  
  • Remuneração: R$ 3.227,00  
  • Benefícios: Vale-transporte e vale-refeição ou alimentação (R$ 30,00/dia) 
  • Início: Maio/2022
  • Contrato por prazo determinado: 12 meses, será realizado no formato presencial, em nosso escritório no centro do Rio de Janeiro – RJ e na zona oeste do Rio de Janeiro.

 Candidatura

Vaga exclusiva para mulheres, cis ou trans, negras (que se autodeclaram pretas ou pardas)

Enviar carta de apresentação, compartilhando sua autodeclaração racial, o seu interesse e motivação em trabalhar na Empodera e currículo para  vagas@empodera.org.br, até  05/05/2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este post tem 4 comentários

  1. Sou mulher branca e adoraria fazer parte desse projeto ! Tenho 20 anos de experiência , pos graduada em psicomotricidade e fui atleta de futebol femenino pelo Botafogo ! Gostaria de uma oportunidade de mostrar meu trabalho ! Atualmente sou Personal trainer ! Trabalho com emagrecimento e reabilitação!

  2. empodera

    Bom dia, Ana Paula. Tudo bem?
    Agradecemos pelo contato e pelo interesse em integrar nosso time. Conforme informamos na descrição, essa oportunidade é exclusiva para mulheres negras. Mas acompanhe nossas redes que em breve teremos outra vaga para professora de educação física com ampla concorrência.

  3. Nathália

    Olá, boa tarde! Como vamos saber o resultado?

  4. empodera

    Olá, Nathália! Todas as pessoas que se candidataram receberão o retorno do processo por email. Abraço!

Deixe um comentário

quinze − dois =