A Empodera está à procura de uma pessoa dinâmica, organizada e motivada para integrar nosso time e trabalhar para o empoderamento e garantia de direitos de meninas e mulheres.
A professora de educação física é a pessoa responsável pelo desenvolvimento direto das atividades dos programas e projetos da Empodera com meninas adolescentes e jovens mulheres, mediando debates, jogos e processos educativos e a aplicação de atividades de modalidades esportivas que visam o desenvolvimento de habilidades fundamentais para proporcionar o empoderamento de meninas e jovens mulheres. Desse modo, ela irá possibilitar que meninas de territórios em situação de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro, tenham acesso à prática regular desportiva, nas modalidades de Futsal, Handebol, Hóquei sobre a grama, Rugby e Vôlei , visando eliminar a violência e a discriminação, usando o esporte para transformar normas e estereótipos nocivos de gênero, para que as adolescentes possam gozar plenamente de seus direitos e desenvolvam seu pleno potencial.
Quem somos
A Empodera –Transformação Social pelo Esporte é uma organização sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro e atuação nacional. Fundada em 2017, desenvolve programas e projetos esportivos, com viés educacional, para meninas adolescentes, a partir de 12 anos, e mulheres periféricas, e capacita organizações de todo o Brasil na criação de espaços seguros e inclusivos para meninas no esporte. A Empodera é uma organização especializada em gênero e esporte e trabalha em prol do empoderamento de meninas e mulheres, em sua diversidade, utilizando as práticas corporais e esportivas como ferramentas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a discussão de temas-chave para que as atendidas desenvolvam seu pleno potencial e exerçam os seus direitos.
Sobre o Projeto Uma Vitória Leva à Outra
Uma Vitória Leva à Outra – UVLO é um programa conjunto entre ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com a Empodera. O programa tem como objetivo criar espaços seguros para que meninas de 12 a 18 anos pratiquem esportes e desenvolvam habilidades para a vida. Ele fortalece as habilidades de liderança de meninas adolescentes através de programas de esporte de qualidade, aprimorando suas capacidades de influenciar decisões que impactam suas vidas em todos os níveis.
Por meio de uma metodologia lúdica e adequada à faixa etária, as participantes aprendem sobre autoestima, habilidades de liderança, empoderamento e autonomia econômica, saúde, prevenção de violência e informações sobre como acessar os serviços públicos disponíveis em suas comunidades.
VAGA EXCLUSIVA PARA MULHERES CIS E TRANS. A Empodera incentiva fortemente a candidatura de mulheres negras, indígenas, mulheres vivendo com HIV/AIDS, mulheres LBT e/ou com deficiência.
Principais responsabilidades
IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS
- Planejamento e aplicação de oficinas esportivas ligadas ao Futsal, Handebol, Hóquei sobre a grama, Rugby e Vôlei com meninas adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, em comunidades em situação de vulnerabilidade social situadas no município do Rio de Janeiro.
- Planejamento e aplicação de práticas corporais para a discussão de temas-chave como: liderança, saúde, direitos sexuais e reprodutivos, estereótipos de gênero, enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, combate ao racismo, planejamento financeiro e educação para o futuro educacional e profissional.
- Mediação de rodas de conversas sobre as temáticas citadas acima.
- Apoio na elaboração dos materiais didáticos do projeto.
- Elaboração de relatórios narrativos.
- Suporte às participantes durante a realização de oficinas.
- Acompanhamento das participantes em passeios e eventos externos;
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
- Manter atualizado o registro de frequência das participantes;
- Coletar, registrar e sistematizar informações e observações realizadas durante a execução das atividades;
- Aplicar questionários de linha de base, questionários finais e questionários de avaliação com as beneficiárias dos programas da organização.
FORMAÇÃO, EXPERIÊNCIA E HABILIDADES NECESSÁRIAS
Formação: Nível superior completo em Educação Física com registro no CREF e profundo conhecimento em educação, esporte e juventude. Conhecimento na metodologia do Programa Uma Vitória Leva à Outra e/ou experiência profissional em temáticas relacionadas à Gênero, Sexualidade, Enfrentamento à Violência de Gênero, Direitos, Diversidade e Relações Étnico Raciais, será um diferencial.
Experiências e habilidades:
- Experiência com aplicação de atividades esportivas com adolescentes
- Conhecimentos técnicos nas modalidades de Futsal, Handebol, Vôlei e Hóquei sobre a grama
- Conhecimentos relacionados às temáticas de Gênero, Diversidade, Sexualidade, Direitos das Mulheres, Violência de Gênero e Relações Étnicos Raciais
- Experiência com elaboração e sistematização de atividades esportivas e materiais didáticos
- Facilidade para conduzir debates com diversos públicos
- Experiência em projetos sociais (altamente desejável)
- Experiência e/ou facilidade para a elaboração de relatórios narrativos
Idiomas
- Inglês e/ou espanhol (será um diferencial)
Contratação
- Modalidade: CLT
- Carga horária: 40 horas semanais
- Remuneração: R$ 4.524,00 (bruto)
- Benefícios: Vale-transporte e vale-alimentação
- Início: Setembro/2023
- Contrato por prazo determinado: 12 meses, será realizado no formato presencial, em nosso escritório no centro do Rio de Janeiro – RJ e nos territórios de implementação do Projeto, localizados na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Candidatura
Enviar carta de apresentação com o seu interesse e motivação em trabalhar na Empodera e currículo para vagas@empodera.org.br, até 23/08/2023. Colocar no assunto do email: processo seletivo para professora de educação física.