Empodera inicia projeto Raízes em Movimento no Nordeste do paísElementor

O projeto oferece uma jornada formativa voltada para pessoas profissionais que atuam com esporte e práticas corporais com crianças e adolescentes, e tem como objetivo utilizar essas atividades como ferramentas para a promoção da equidade de gênero e raça. 


A ONG Empodera, reconhecida por suas iniciativas de promoção da equidade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres, tem o orgulho de anunciar o início da implementação de seu novo projeto, Raízes em Movimento. O projeto, que começou neste mês de junho, visa capacitar profissionais que atuam com esporte nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com foco em povos e populações tradicionais, como quilombolas e indígenas, utilizando o esporte como ferramenta de promoção da equidade de gênero e raça.

O Projeto possui como público específico profissionais que atuem em organizações da sociedade civil, escolas, coletivos, projetos sociais, clubes e federações que trabalham, prioritariamente, com povos e populações tradicionais, como indígenas e quilombolas.

Foram selecionadas 30 participantes em cada um dos municípios de atuação. Nesse primeiro ano, o projeto acontece em formato híbrido, com encontros remotos e presenciais em Prado-BA e São Bento-MA.

Realizado no início do mês, em Prado, na Bahia, o primeiro encontro da jornada contou com profissionais de diferentes localidades da região, que colaboraram ativamente compartilhando suas experiências e construindo, coletivamente, melhores práticas em relação à participação de meninas e mulheres no esporte. Ao final, as pessoas participantes ficaram extremamente satisfeitas, relatando que as atividades compartilhadas pela Empodera já estão sendo aplicadas no dia a dia profissional, impactando positivamente diversas crianças e jovens.

Jane Moura, presidente da Empodera, que esteve presente no primeiro encontro, relata que a escolha desse território para a realização do projeto se deve pela presença de comunidades indígenas e diversas aldeias na região. Segundo ela, “está sendo muito importante a construção desse espaço de capacitação, que inclui a troca de conhecimentos e de informações entre a Empodera e as pessoas participantes. A construção coletiva de atividades e dinâmicas adequadas para o contexto local é essencial para a promoção da equidade de gênero e raça utilizando o esporte e práticas corporais como ferramenta.”

O primeiro encontro em São Bento, no Maranhão, está ocorrendo entre os dias 25 a 27 de junho. — “Estamos animadas para ver como será o impacto do projeto nas pessoas participantes desse território, que tem a presença de populações quilombolas.”, relata Jane Moura.

A metodologia adotada é colaborativa e dinâmica, centrada na aprendizagem ativa e no protagonismo das participantes. Combina práticas corporais e jogos lúdicos com discussões de temas essenciais para o empoderamento de meninas e mulheres, além de promover uma educação antirracista.

O Raízes em Movimento é um projeto concebido e implementado pela Empodera via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio do Itaú e apoio local da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Prado e do Departamento de Esporte da Prefeitura de São Bento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

quatro × três =