Suporte técnico para outras organizações na criação de espaços seguros e inclusivos para meninas no esporte
Desenvolvimento e adaptação de metodologias esportivas para o empoderamento de meninas adolescentes
Implementação direta de programas para o empoderamento de meninas adolescentes
Projetos e programas
Uma Vitória Leva à Outra
“Uma Vitória Leva à Outra” é um programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com a Empodera. Ele visa garantir que meninas e mulheres possam participar, trabalhar com, governar e desfrutar do esporte em igualdade de condições. O programa foi reconhecido como um legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, em sua segunda fase, de 2018 a 2021, treina organizações esportivas a trabalhar com o empoderamento de meninas através do esporte e, assim, garantir resultados de longo prazo na quebra do ciclo da violência.
Pretas em Campo
Projeto exclusivo para meninas e jovens mulheres, que tem como objetivo o desenvolvimento da liderança e outras habilidades socioemocionais fundamentais para o empoderamento das meninas.
Através de uma metodologia baseada no futebol, o projeto promove os direitos e o protagonismo de meninas e mulheres negras, o enfrentamento ao racismo e à violência contra meninas e mulheres, a partir de uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe.
MOVE
O projeto Move: Meninas Movendo as Estruturas é uma iniciativa da Empodera, Women Win e National Democratic Institute, que tem como objetivo fortalecer a participação política, o ativismo e o engajamento comunitário de meninas adolescentes. Dessa forma, busca contribuir com a formação político-cidadã das participantes, de forma divertida e criativa, além de fortalecer as suas habilidades de liderança, comunicação, assertividade, consciência social e trabalho em rede.
Elzas
O Projeto Elzas – Empregabilidade, Empreendedorismo e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres é realizado pela Empodera, em parceria com o Global Sports Mentoring Program. Criado para promover o empoderamento de mulheres frente à pandemia da COVID-19, propõe a utilização do conhecimento sobre empregabilidade, empreendedorismo e enfrentamento à violência como ferramenta para impulsioná-las em direção à autonomia econômica e à garantia de direitos. Após o longo período de isolamento social, o projeto incentiva, de maneira segura, o retorno às práticas coletivas e a formação de redes, tão necessárias para o fortalecimento das mulheres