Realizada no sábado, 28 de junho, a Copa das Pretas foi um marco na promoção do esporte como direito e ferramenta de transformação para meninas negras e periféricas. Reunimos 135 meninas de diferentes territórios para um dia de integração, protagonismo, muito futebol e afirmação de identidades.
A atividade faz parte do projeto Pretas em Campo, que atua na formação cidadã e esportiva de meninas e adolescentes, promovendo espaços seguros, equitativos e antirracistas.
Abrimos o evento com uma roda de conversa potente, reunindo ex-participantes, professoras e atletas amadoras que são referência para as meninas. O torneio contou com 11 equipes representando os territórios da Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba e Santa Cruz.
Encerramos o dia com palavras que ecoaram fundo: o slam do Coletivo Favela Tem Voz trouxe mensagens impactantes sobre resistência, pertencimento e força coletiva.
O Projeto Pretas em Campo é um projeto realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o investimento do Nubank, B3 Social, Itaú, Machado Meyer e Fábrica Carioca de Catalisadores. A Copa das Pretas também contou com o apoio da Físia, do Centro Esportivo Miécimo da Silva, e de pessoas doadoras e de voluntárias essenciais para a realização do evento.
É com essa rede de apoio e compromisso que seguimos fortalecendo o presente e o futuro das meninas no esporte. 💜⚽
Seguimos construindo espaços onde meninas negras e periféricas possam sonhar, jogar e liderar dentro e fora das quatro linhas. ✊🏾