14/07/2025

A Empodera, em parceria com o Impulsiona, desenvolveu o curso Meninas em Jogo: A Equidade de Gênero nas Aulas de Educação Física, voltado para profissionais da educação física que desejam aumentar a participação e melhorar as vivências de meninas nas aulas de esporte. Este curso foi cuidadosamente elaborado para promover reflexões e práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e a equidade de gênero no ambiente esportivo escolar.

Objetivo do Curso

Com uma carga horária de 20 horas, o curso visa contribuir com a formação de educadores ao apresentar dados históricos e atuais sobre as desigualdades de gênero no esporte, além de abordar práticas pedagógicas que transformam ou reforçam tais desigualdades. O curso também promove a criação de ambientes seguros nas aulas de educação física e compartilha planos de aula para tornar as práticas esportivas mais inclusivas e co-educativas.

“Cansei de ouvir que futebol não era pra mulher e que eu deveria ir jogar queimado com as meninas. Quando a gente errava algum passe, eles falavam ‘ah, vai brincar de boneca, não sabe jogar bola’, assim.. queriam diminuir a gente”

Sarah, participante do projeto Pretas em Campo

Público-Alvo

Este curso é destinado a professores e professoras de Educação Física da rede pública e privada, com o intuito de incentivá-los a valorizar a diversidade de gênero nas aulas, proporcionando um ambiente mais inclusivo para meninas e meninos.

Conteúdo Programático

O curso é estruturado em quatro módulos principais:

  1. Módulo 1: Contextualização sobre as desigualdades de gênero no esporte
  2. Módulo 2: A trajetória feminina nos esportes e na vida
  3. Módulo 3: Criando espaços seguros para meninas nas aulas de Educação Física
  4. Módulo 4: Dicas e atividades práticas para as aulas de Educação Física

Metodologia

A modalidade é 100% online e autoinstrucional, permitindo que a pessoa participante tenha total autonomia sobre sua rotina de estudos. O curso oferece materiais autoexplicativos, uma plataforma interativa e a flexibilidade de estudar quando e onde preferir. Além disso, disponibiliza acesso a 10 planos de aula exclusivos, com sugestões de atividades práticas para promover a equidade de gênero nas aulas de educação física.

Certificação

Ao final do curso, as pessoas participantes que concluírem todas as atividades obrigatórias, incluindo a leitura dos materiais e a pesquisa de satisfação, receberão um certificado de conclusão, chancelado pelo Instituto Singularidades.

Inscrições

O curso é gratuito e pode ser acessado diretamente na plataforma Impulsiona. Para se inscrever, basta acessar o link de inscrição.

Vamos em conjunto fortalecer a luta das meninas e mulheres pela equidade de gênero no esporte!

“As meninas que quisessem jogar na quadra teriam que esperar os meninos deixarem ou a gente ficava lá mexendo no telefone, conversando com as amigas, e esperando as duas horas de educação física passar”

Lissandra, participante do projeto Uma Vitória Leva à Outra

Tags:

Educação física, Equidade de gênero, Gênero, Participação de mulheres no esporte