O Raízes em Movimento foi criado com o propósito de construir estratégias para aumentar a participação de meninas e mulheres no esporte, promovendo a equidade de gênero e raça.
A partir de uma metodologia colaborativa e dinâmica, o projeto oferece uma jornada formativa destinada a profissionais que atuam diretamente com esporte e práticas corporais, priorizando comunidades indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Objetivo e contexto
O Raízes em Movimento busca aumentar o conhecimento e desenvolver habilidades em profissionais para que possam utilizar o esporte e as práticas corporais como ferramentas de promoção da equidade de gênero e raça.
O projeto surge como resposta aos desafios enfrentados por meninas e mulheres, especialmente em comunidades indígenas, quilombolas e de outros povos tradicionais das regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde fatores como a escassez de recursos, poucas oportunidades de formação e barreiras culturais e estruturais, limitam seu acesso e permanência no esporte. A iniciativa propõe estratégias para desconstruir estereótipos, criar espaços seguros e enfrentar desigualdades no ambiente esportivo.
“Há muito tempo trabalho com educação física, e posso dizer que esse projeto veio como algo inovador pra minha vida. De hoje em diante as minhas aulas de educação física serão totalmente diferentes. As meninas da minha escola que me aguardem!”
– Participante do território de Prado, Bahia.
Pessoas beneficiadas
O Raízes em Movimento beneficia diretamente profissionais que atuam com esporte e práticas corporais, com prioridade para aqueles e aquelas que trabalham com comunidades indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais no Norte e Nordeste do Brasil. O projeto abrange professores e professoras, educadores e educadoras sociais, coordenadores e coordenadoras escolares, orientadores e orientadoras, oficineiros e oficineiras, assistentes sociais e profissionais de organizações da sociedade civil, coletivos, projetos sociais, escolas, clubes e federações que atendem essas populações.
Indiretamente, são beneficiadas anualmente milhares de adolescentes e jovens atendidos pelas pessoas profissionais capacitadas.
Formato e metodologia
O Raízes em Movimento combina encontros presenciais e virtuais para a capacitação de profissionais. O projeto utiliza uma metodologia ativa e participativa, que valoriza as experiências das pessoas participantes e utiliza diversas estratégias para tornar o aprendizado dinâmico e envolvente. Entre elas, destacam-se:
- Práticas esportivas e jogos lúdicos para desenvolver habilidades práticas e abordar temáticas de forma criativa;
- Rodas de conversa e dinâmicas, incentivando a troca de experiências e reflexões coletivas;
- Quebra-gelos, para acolher e integrar participantes, criando um ambiente seguro e colaborativo;
O primeiro ano de implementação do projeto aconteceu em Prado (BA) e São Bento (MA). Em seu segundo ciclo, acontecerá em Manaus (AM) e em Prado (BA). Além dos encontros formativos, o projeto também promove webinários para ampliar a troca de conhecimentos e o alcance das discussões.
Para consolidar e disseminar os aprendizados, foi desenvolvido um e-book que sistematiza os conteúdos trabalhados ao longo do projeto, apresentando os conceitos abordados, a metodologia utilizada e estratégias pedagógicas aplicadas. O material também inclui relatos das pessoas participantes, além de sugestões de leituras, cursos e vídeos para aprofundamento dos temas discutidos.
Parceiros e apoiadores
O Raízes em Movimento é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Em seu primeiro ciclo, o projeto contou com patrocínio do Itaú e apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Esporte e Lazer de Prado e do Departamento de Esporte e Lazer de São Bento.
Em seu segundo ciclo, o projeto conta novamente com o patrocínio do Itaú, além da Spx Gestão de Recursos e da Granado. Possui apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Esporte e Lazer de Prado e do Departamento de Esporte e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus.