O Módulo “Estratégias Antirracistas” integra a série de e-books do projeto Raízes em Movimento e oferece ferramentas concretas para promover equidade racial em atividades esportivas e educativas, com atenção especial às realidades de comunidades tradicionais.
Voltado para pessoas educadoras, técnicas e gestoras, o material apresenta conceitos fundamentais como racismo, antirracismo, branquitude, negritude e a diferença entre bullying e discriminação racial. Também orienta sobre a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatórios o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
“Nunca participei de uma formação que eu pudesse falar coisas erradas e depois mudar de opinião. Com confiança de falar, de errar, de aprender com os erros.”
– Participante do território de São Bento, Maranhão.
O módulo propõe estratégias educativas que valorizam culturas negras e indígenas, como a inclusão de jogos tradicionais, samba-enredo e outras manifestações culturais no cotidiano pedagógico. Além disso, traz exemplos de resistência histórica e atual — como Xica Manicongo e Sônia Guajajara — e oferece uma autoavaliação para que pessoas profissionais possam refletir sobre seus privilégios e práticas cotidianas.
Com linguagem acessível e conteúdo aplicável, o e-book também orienta sobre como identificar e denunciar situações de racismo, além de trazer sugestões de atividades pedagógicas e recursos audiovisuais para aprofundamento.
Este módulo faz parte de uma série de e-books do projeto Raízes em Movimento, que inclui temas como Relações Étnico-Raciais e Gênero e Sexualidade, e pode ser utilizado tanto em formações quanto na prática diária de pessoas comprometidas com a construção de espaços educativos e esportivos mais justos e inclusivos.
“Às vezes a gente sofre e nem sabe que estamos sofrendo preconceito. Às vezes sofre e não sabe que tem uma lei para essa situação. Por não ter conhecimento, não sabe como agir, se isola, não sabe a quem procurar.”
– Participante do território de São Bento, Maranhão.