O Elzas nasceu da urgência de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente após os impactos da pandemia de COVID-19. A iniciativa promove oficinas temáticas, prática esportiva com foco em defesa pessoal e mentorias para impulsionar a autonomia financeira, o empoderamento e o enfrentamento à violência contra mulheres.
Objetivo e contexto
O Elzas tem como objetivo promover a autonomia econômica e a garantia de direitos de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, através da criação de espaços seguros, formação em empregabilidade, empreendedorismo e enfrentamento à violência de gênero, mentorias e encaminhamento para oportunidades de geração de renda e qualificação profissional.
O projeto foi desenvolvido a partir da escuta das mulheres do território, que expressaram a necessidade de espaços onde pudessem trocar experiências, fortalecer suas trajetórias e acessar ferramentas práticas para sua autonomia. O projeto responde a um contexto marcado por profundas desigualdades de gênero e raça, no qual mulheres em situação de vulnerabilidade social têm sido especialmente afetadas pelo desemprego, pela informalidade e pelo aumento da violência doméstica. Dados apontam que:
- mulheres representam 80% das pessoas em ocupações informais no Brasil;
- o desemprego entre mulheres é 53,3% maior que entre homens;
- apenas 23% dos empreendimentos liderados por mulheres são formalizados;
- a cada 6 minutos uma mulher é vítima de estupro, e a cada 15 horas ocorre um feminicídio no país.
Frente a esse cenário, o projeto Elzas propõe estratégias integradas para o enfrentamento da violência contra mulheres e o fortalecimento de sua autonomia econômica, com base na formação, no acolhimento e na construção coletiva.
“Até os meus irmãos estão observando que agora eu sou diferente. Antes do projeto, eu teria gasto todo o meu dinheiro até o 15º dia do mês. Agora, sou capaz de economizar dinheiro porque aqui eu aprendi sobre economia financeira. Eu até reativei uma conta poupança que tinha e estou até viajando com meu próprio dinheiro”
– Participante do projeto, 2023
Pessoas beneficiadas
O Elzas beneficia diretamente mulheres adultas, com idade entre 25 e 75 anos, moradoras de territórios periféricos da zona oeste do Rio de Janeiro. 85% delas são mulheres negras, e cerca de 80% possui renda familiar mensal de até um salário mínimo e sem conclusão do Ensino Básico.
Grande parte é composta por mães ou responsáveis de meninas participantes de outros projetos da Empodera, fortalecendo os laços intergeracionais e o impacto em rede da atuação da Empodera no território.
Formato e metodologia
No ciclo atual, o projeto conta 60 participantes atendidas semanalmente no Censotraco, organização de base comunitária localizada em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A metodologia do projeto é estruturada em três eixos principais:
O primeiro eixo, o Percurso Formativo, promove a conscientização e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a autonomia das participantes, com a realização de oficinas temáticas sobre empregabilidade, empreendedorismo e enfrentamento à violência de gênero, além de aulas de artes marciais voltadas para a autodefesa.
O segundo eixo, de Mentoria Individualizada, oferece acompanhamento especializado para apoiar o desenvolvimento profissional e pessoal das participantes. As mentorias são conduzidas por profissionais voluntárias, e incluem apoio para inserção no mercado de trabalho e fortalecimento dos próprios negócios.
Por fim, o eixo de Encaminhamento para Oportunidades conecta diretamente as participantes a vagas de emprego e cursos de qualificação, por meio de uma consultoria especializada.
“Eu trouxe para minha casa o que aprendi aqui. E tudo mudou. Eu disse à minha família: ‘Se todos vivem aqui, por que sou a única que faz a limpeza e o trabalho doméstico?’ Agora todos estão fazendo a sua parte”
– Participante do projeto, 2023
Parceiros e apoiadores
O projeto Elzas é realizado pela Empodera em parceria com o Censotraco, organização comunitária de Pedra de Guaratiba.
O segundo ciclo do projeto conta com o patrocínio da L’Occitane e o apoio de empresas parceiras que atuam com voluntariado corporativo.