Legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Uma Vitória Leva à Outra (UVLO) é um programa conjunto da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, atualmente implementado pela Empodera por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Entre 2018 e 2022, a Empodera foi responsável pelo treinamento e suporte técnico a organizações parceiras para implementação do programa em mais de onze territórios do Rio de Janeiro. Desde 2022, passou a realizar a implementação direta do projeto, que hoje acontece nos bairros da Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba e Santa Cruz.
Objetivo e contexto
O UVLO busca promover a participação de meninas no esporte e reduzir estereótipos nocivos de gênero, a partir de uma perspectiva interseccional. Assim, o projeto visa incentivar as meninas a desenvolver o seu potencial, exercer seus direitos, ocupar posições de liderança e participar ativamente da vida pública, dentro ou fora das quadras.
Quando chegam na adolescência, as meninas enfrentam múltiplas barreiras que as afastam do direito ao esporte: sobrecarga com responsabilidades domésticas; falta de incentivo; estereótipos nocivos, pressões em relação a imagem corporal e padrões de beleza; diminuição da autoestima na adolescência; sexualização de seus corpos; falta de equipamento esportivo apropriado e instalações seguras; assédio e abuso dentro e fora das quadras. Essas são apenas algumas das diversas barreiras que as meninas enfrentam, e que colaboram para que 90% das meninas entre 11 e 17 anos sejam sedentárias no Brasil (OMS, 2019).
Reconhecendo essas problemáticas, o projeto Uma Vitória Leva à Outra tem como principais objetivos:
- Garantir que as meninas possam participar e desfrutar do esporte
- Desconstruir estereótipos nocivos que afetam o pleno potencial das jovens
- Desenvolver os conhecimentos sobre direitos das meninas e mulheres; prevenção e enfrentamento ao racismo e à violência de gênero; e saúde e direitos sexuais e reprodutivos.
- Fortalecer a liderança, a autoestima, a comunicação das participantes
“O Projeto Uma Vitória Leva à Outra, foi uma experiência transformadora que impactou profundamente minha vida. Através das oficinas temáticas e das atividades esportivas, aprendi sobre a importância do trabalho em equipe, respeito e disciplina. Cada competição nos ensinava a colaborar e valorizar o esforço coletivo. Discutimos assuntos importantes como a saúde mental, autocuidado e a importância de expressar nossos sentimentos. Essas conversas me ajudaram a me sentir mais confiante em compartilhar minhas ideias e experiências” – Participante UVLO Pedra de Guaratiba
“Mais uma vez agradeço a este Projeto que transformou e empoderou minha filha! Fui buscar as provas hoje na escola, e as professoras teceram elogios falando da mudança dela com os colegas, e como está mais comunicativa e até apresentou uma liderança no trabalho em grupo que as surpreendeu, pois no início do ano letivo ela não agia assim. Falei que essa mudança aconteceu após sua participação no Projeto. ”
– Responsável de participante UVLO Santa Cruz
Pessoas beneficiadas
O projeto UVLO é voltado para meninas adolescentes, entre 12 e 18 anos, que vivem em territórios vulnerabilizados na cidade do Rio de Janeiro. A grande parte do público tem entre 12 e 15 anos, 73% das inscritas têm renda familiar de até 1 salário mínimo; e 68% são meninas negras.
O projeto atende 240 meninas a cada ano. Indiretamente, apoia através do apoio para segurança alimentar as famílias das participantes, beneficiando cerca de 960 em cada ciclo.
Formato e metodologia
A implementação semanal do projeto com as meninas é estruturada em três momentos, vivenciados em um único dia de atividade: (i) oficina temática, (ii) prática esportiva e (iii) treino específico na modalidade. As duas primeiras etapas abordam temas-chave para o empoderamento das participantes, utilizando metodologias esportivas e corporais. Já no terceiro momento, o foco é o desenvolvimento de habilidades técnicas nas modalidades praticadas, que atualmente incluem futebol, hóquei sobre a grama, rugby, handebol e vôlei. Dessa forma, o projeto valoriza o esporte educacional como ferramenta para sensibilização e transformação, ao mesmo tempo em que incentiva a participação ativa das meninas no esporte.
O guia de atividades do projeto Uma Vitória Leva à Outra é o material que orienta o planejamento das oficinas. Ele segue um padrão didático e prevê a utilização do esporte como linguagem para aplicação de um currículo dividido em 4 módulos, trabalhados a partir de uma perspectiva interseccional:
- Módulo 1: desconstrução de estereótipos nocivos de gênero e raça
- Módulo 2: saúde e direitos sexuais e reprodutivos;
- Módulo 3: direitos das meninas e mulheres, e prevenção e enfrentamento à violência de gênero;
- Módulo 4: planejamento educacional, profissional e financeiro das jovens
Todas as sessões são pensadas a partir de metodologias participativas, e envolvem rodas de conversa, dinâmicas que fomentam o protagonismo das participantes, além do movimento corporal.
Para além das sessões regulares, o projeto também conta com rodas de conversa sobre saúde mental e passeios pedagógicos-culturais, que contribuem para o desenvolvimento integral das participantes.
Parceiros e apoiadores
O UVLO é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Em seu quinto ciclo, o projeto contou com patrocínio da Moove, Mercado Livre, Itaú, Mattos-Filho, Genoa Capital, Leroy-Merlin, Gávea Investimentos e da Fábrica Carioca de Catalisadores. Possui apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, da Vila Olímpica Oscar Schmidt, da Vila Olímpica Nilton Santos, da Escola Municipal Municipal Professora Myrthes Wenzel e da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama
Em seu sexto ciclo, o projeto conta novamente com o patrocínio do Mercado Livre, Itaú, Mattos-Filho, Fábrica Carioca de Catalisadores, além da Volkswagen, B3 Social e l’Occitane.