O Guia de Atividades “Uma Vitória Leva à Outra – Participa: Unidas pelo Direito ao Esporte (UVLO Participa)” é composto por 16 sessões que compõem um processo formativo voltado para jovens líderes interessadas em desenvolver suas habilidades de comunicação e liderança, e desenvolver um plano de incidência política para enfrentamento das desigualdades de gênero no esporte.
“Não se trata de dar voz, se trata de ouvir suas vozes!”
NILZA ROGÉRIA DE ANDRADE NUNES
Professora e Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio.
O currículo foi cuidadosamente adaptado a partir da experiência e melhores práticas da Empodera na implementação de projetos voltados à participação cidadã de jovens mulheres, e na implementação do programa Uma Vitória Leva à Outra desde 2017.
O guia de atividades é de uso livre e pode ser implementado por qualquer profissional interessada/o em fomentar a participação de jovens mulheres nas decisões políticas que afetam o seu direito ao esporte. Recomendamos que as atividades sejam realizadas em espaços seguros e exclusivos para as meninas, e através de uma perspectiva que compreende a interseccionalidade entre diferentes marcadores sociais que afetam o direito de diferentes meninas e mulheres ao esporte.
“A fala ‘não quero me envolver com política’ não faz sentido, porque viver é político”
– Ana Carolina, 16 anos, participante de projetos da Empodera
As sessões servem como diretrizes e podem ser ajustadas da maneira que a pessoa facilitadora achar mais adequada ao contexto em que irá trabalhar. Cada sessão tem uma duração de 90 minutos e pode ser adaptada de acordo com o desenvolvimento e necessidades específicas de cada grupo.
A partir da implementação das atividades, o projeto busca ampliar a perspectiva crítica das jovens sobre as desigualdades de gênero na área esportiva, possibilitando que se reconheçam como um coletivo capaz de e no direito de reivindicar melhores condições para as meninas no esporte.
“O esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento”
MARTA VIEIRA DA SILVA
Futebolista eleita seis vezes melhor do mundo e Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres.