14/07/2025

O Guia de Atividades Pretas em Campo busca reconstruir a memória da população negra por meio da valorização de sua cultura, utilizando o futebol como ferramenta de transformação social, enfrentamento ao racismo e às desigualdades de gênero e classe.

A metodologia propõe a integração entre a prática do futebol e temas-chave para o empoderamento de meninas e jovens mulheres. Com 40 sessões distribuídas em cinco módulos, o guia oferece uma sequência pedagógica que conecta o desenvolvimento técnico e motor no esporte com reflexões fundamentais sobre identidade, autoestima, direitos e enfrentamento ao racismo e outras formas de opressão. A partir dessa combinação, o material fortalece o protagonismo de meninas negras e promove espaços de escuta, troca e construção coletiva.

As atividades são organizadas de forma sequencial, para que cada encontro dialogue com o anterior, tanto na prática da modalidade esportiva quanto nas discussões temáticas, que abordam questões históricas, sociais e culturais que afetam diretamente a vida das participantes.  As atividades esportivas visam estimular inicialmente o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilidade e manipulação (com a bola ou não) para, em seguida, estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas do futebol.

As atividades estão estruturadas nos seguintes módulos:

Módulo 1 – Primeiro lance: Sem memória não há vitória
Conceitos e panorama histórico do racismo no Brasil, reforçando a importância da memória para a transformação social.

Módulo 2 – Aprendendo a driblar: Violências, enfrentamento ao racismo e direitos
Discussão sobre violências enfrentadas por meninas e mulheres negras e estratégias de proteção e denúncia.

Módulo 3 – Gol olímpico: Autoestima, liderança e protagonismo das mulheres negras
Fortalecimento da autoestima e valorização das lideranças negras apagadas pela história oficial.

Módulo 4 – Gol da virada: Estratégias de resistência e mudança de cenário
Reflexões sobre enfrentamento ao racismo e construção de consciência racial a partir de políticas públicas e ações cotidianas.

Módulo 5 – A caminho do pódio: Ações de engajamento comunitário
Aplicação prática do aprendizado em projetos e ações comunitárias lideradas pelas participantes.

Reafirmando seu compromisso com uma prática antirracista, emancipadora e inclusiva, o Guia de Atividades Pretas em Campo convida educadoras e educadores a ocuparem esse campo com propósito e consciência, promovendo o fortalecimento de meninas e jovens negras como protagonistas de suas histórias.

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.”

– Angela Davis

Tags:

Enfrentamento ao racismo, Futebol, Gênero, Protagonismo de mulheres negras, Raça